O cão se tornou uma espécie comum em muitos lares humanos. Desde que eles sairam do quintal e foram para o interior das residências os humanos passaram a ter expectativas irreais de seu comportamento.
– Espera-se que eles entendam por si que devem fazer xixi e cocô num pequeno tapete feito de materiais industrializados que nada tem a ver com a grama.
– Que eles entendam a diferença entre um celular e um brinquedo de definimos como brinquedo de cachorro, ou que na ausência de brinquedos suprimam todos os comportamentos normais da espécies como roer objetos, por exemplo.
– Espera-se que eles tenham maturidade emocional maior que dos humanos, que sejam capazes de lidar com as emoções sem nunca se descontrolar.
– Que eles compreendam que após as 22h deve-se fazer silêncio, pois existe uma lei a respeito disso.
– Espera-se que sejam tolerantes e aceitem toque ou até mesmo apertos, seja de quem for, no local e momento que a pessoa decidir, sem poder expressar descontentamento
– Que entendam perfeitamente o idioma falado pelas pessoas, sendo que estas levam anos e frequentam escola pra aprender.
– Espera-se que queiram sempre fazer o que o que o humano quer, ignorando suas próprias vontades.
– Que passe horas sem nada pra fazer e sem companhia e estejam plenos sempre que o humano chegar.
Seja paciente, ensine, ajude seu cão a viver em sociedade. Aprenda linguagem canina para compreender e se comunicar com seu cão. Se tiver dificuldades procure um profissional capacitado.