Os cães sonham?

 

Você já observou alguns movimentos durante o sono do seu cão como tremer, contrair pernas, rosnar, movimentar a boca, e até mesmo morder o ar? Você já se perguntou se estavam sonhando?

Boa parte dos sonhos humanos estão relacionados com atividades realizadas durante o dia. Considerando isso foi realizada no Instituto de Tecnologia de Massachusetts uma pesquisa com ratos.  No experimento os animais foram colocados em labirintos durante o dia enquanto eram avaliados os estímulos cerebrais relacionados ao hipocampo (área relacionada a armazenamento de memória). Depois os estimulos cerebrais foram avaliados enquanto os animais dormiam. E os mesmos padrões observados enquanto os ratos andavam pelo labirinto foram observados durante o sono. A conclusão da pesquisa foi de que: Os animais estavam relembrando os acontecimentos vividos durante o dia, no sono, o que ocorre com os humanos quando sonham. Isso mostra que sonhar não é uma atividade exclusiva da nossa espécie.

Considerando que o cérebro dos cães é mais complexo que dos ratos e observando seu comportamento durante o sono é possível supor que os cães também sonham. O tema provavelmente também esta relacionado com acontecimentos e sentimentos vividos em suas atividades diárias.

Observe seu cão: cerca de 20 após adormecer eles costumam ter seu primeiro sonho.  a respiração nessa fase costuma ficar irregular e superficial, pode haver contrações musculares e os olhos podem se mexer por baixo das pálpebras, da mesma maneira que os humanos o fazem quando entram na fase REM (fase do sono na qual os humanos costumam sonhar). Esse movimento ocorre porque o seu cão esta olhando para as imagens do sonho como se fossem reais.

Um dado interessante é que a quantidade e tempo dos sonhos mudam de acordo com o porte do cão. Os pequenos têm mais sonhos, porém com menor tempo de duração, podendo sonhar a cada 10 minutos, enquanto um cão grande tem menos sonhos e mais longos,  podendo ter uma hora de intervalo entre um sonho e outro.

Referência bibliográfica:

Stanley Coren, Os cães sonham?.