É comum em minhas consultas eu ouvir a frase: “Ele só aceita colo ou carinho quando ele quer!” Então eu me pergunto: Não seria natural alguém querer carinho e colo quando quer? Se alguém nos acaricia contra nossa vontade não chamamos de abuso?
Os cães de maneira geral são animais bastante tolerantes aos abusos humanos, são abraços, apertos e beijos sendo realizados quando o cão se mostra claramente desconfortável com o “carinho”. Alguns cães nunca reagem aos abusos e outros passam a reagir depois de um tempo, após anos de abuso sentindo desconforto com determinados “carinhos”.
Estamos acariciando nossos cães ou atendendo as nossas próprias necessidades de carência com esse tipo de atitude? Sabe-se que atualmente os humanos sentem-se muito solitários, mesmo que possuam mil formas de se comunicar tecnologicamente, sentimos falta de contato físico, que é algo inerente a nossa espécie. Vemos nos animais a possibilidade de agirmos sem a sensação de estarmos sendo avaliados e por isso esperamos que eles aceitem todos os nossos excessos.
Que tal buscar o equilíbrio nesse relacionamento? Agir com eles como gostaríamos que agissem conosco? Que tal descobrir aonde, quando e como eles apreciam carinho e fazê-lo de acordo com isso? Você pode descobrir diversas individualidades do seu amigo.