A caixa de transporte é uma ferramenta excelente para o transporte dos cães e gatos. Quando bem adaptadas permite que eles se sintam seguros em qualquer lugar, como uma extensão da casa. Por outro lado quando usada de forma inadequada por se tornar o local do pesadelo dos peludos.
Estava eu comendo uma pamonha na estrada da graciosa quando observei um casal colocando colocando suas caixas de transporte com seus cães dentro do carro. Era uma cena de horror! Carregavam pela alça, balançando, ao por no carro bateram varias vezes a caixa no carro e ainda deixaram torta no porta mala. Pensando nisso escrevi esse texto:
A escolha da caixa:
Especialmente para gatos a caixa com abertura superior é melhor, visto que eles podem ser examinados dentro de um local que se sentem seguros nas idas ao veterinário. Para cães fique atento ao tamanho ele deve conseguir girar o corpo dentro da caixa
Habituação:
Faça associações positivas. Deixe a caixa sempre no ambiente para que ele explore, coloque o cobertor preferido, petiscos, deixe-o se acostumar com o ambiente, jamais coloque o peludo a força.
No Transporte
Ao carregar não use a alça! É super desconfortável estar dentro de um lugar que balança, carregue com os dois braços e evite que balance. Ao colocar no carro não deixe que bata em lugar algum e fixe de forma que não balance com o movimento do carro, pode-se usar o cinto, colocar no chão se forma que o banco não deixe mover ou mesmo no porta mala desde que bem arejado e fixa.