Desamparo Aprendido, você sabe o que é?

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Um experimento reprovável utilizando cães, realizado em 1965 pelo psicólogo Martin Seligman, da Universidade da Pensilvânia, mostrou como o uso de aversivos pode gerar o desamparo aprendido. Uma situação que causa stress e depressão em cães e que pode facilmente não ser notado.

Descrição do estudo:

              O psicólogo separou os cães em dois grupos. Um dos grupos foi colocado em uma jaula na qual o chão estava conectado a uma corrente elétrica, que disparava de tempos em tempos pequenos choques. O outro grupo foi colocado em uma jaula idêntica, porém, havia um dispositivo aonde eles conseguiam desligar o sistema que provocava os choques. Assim, o segundo grupo podia desligar os choques, enquanto o primeiro grupo tinha que se acostumar com o incômodo.

               Após um período inicial em que os cães ficaram acostumados às suas jaulas, Seligman mudou-os de ambiente, colocando-os em jaulas, com o mesmo sistema de choques, mas com uma barreira muito baixa, que qualquer um dos animais podia pular sem dificuldade. Enquanto o primeiro grupo – que não podia controlar os choques – simplesmente não saiu da jaula, o segundo grupo – que conseguia desligar os choques – agiu naturalmente e pulou a barreira para se livrar do incômodo. Ou seja, o primeiro grupo aprendeu que não podia fazer nada e se acostumou com aquela situação que a ponto de não buscar mais a solução.

                Os cães que ficaram no local aonde não podiam desligar os choques ficaram depressivos, pararam de comer ou comiam muito pouco, não brincavam e nem buscavam copular. Assim, com o experimento, podemos compreender a definição: “O desamparo constitui um déficit específico de uma resposta específica produzido pela exposição a estímulos aversivos incontroláveis específicos”, quer dizer os cães diminuem o seu comportamento ao terem sido expostos a estímulos aversivos (o choque) sobre o qual não tinham nenhum controle.

                 No caso do experimento foram utilizados um aversivo óbvio, o choque, e uma falta de controle óbvia, as grades, porém atualmente o uso de aversivos, considerados inocentes na educação de cães é amplamente divulgada e utilizada. Podendo causar, da mesma forma que o experimento, o desamparo aprendido.

                Os cães não compreendem nossas regras e com freqüência são utilizadas punições com objetivo de educar como: gritos, surras, puxões no enforcador, susto com sons altos, contenção física, coleira de choque, entre outros. Frequentemente são realizadas de forma inconsistente, sem respeitar a linguagem corporal do animal, o que para os cães podem vir como aversivos incontroláveis, da mesma forma que choque em uma gaiola, fazendo os assumirem uma postura de agressividade ou passividade (desamparo aprendido) dependendo da personalidade do animal. Um cão com esse perfil pode facilmente passar despercebido, pois é um animal fácil de manejar, que não dará trabalho ao tutor ou veterinário, porém trata-se de um animal infeliz que não tem autoconfiança e que poderá apresentar lambedura psicogênica ou até mesmo doenças devido a um sistema imune comprometido pelo stress e depressão.

                Um cão saudável apronta, assim como crianças. Ele mostra iniciativa, tem idéias. Eduque seu cão com amor e paciência, reforçando os comportamentos desejados e atendendo suas necessidades caninas. Se seu cão apresenta comportamento de medo, passividade, lambedura psicogenética, nunca apronta nada, tem pouca atividade, ele pode estar precisando de ajuda profissional.