Eca meu cão come cocô!

Coprofagia é o ato de ingerir fezes. É difícil pensar em algo mais desagradável e nojento do que comer fezes, não é mesmo? Infelizmente os cães discordam. Por ser considerado pelos humanos como nojento e constrangedor esse comportamento pode prejudicar profundamente o relacionamento entre tutores e cães. Se seu cão esta apresentando coprofagia é necessário inicialmente descobrir a causa do comportamento. Os motivos que podem levar um cão à ingestão de fezes são vários:

Comportamento maternal

É normal e necessário que nas primeiras semanas de vida a mamãe canina estimule a excreção dos filhotes lambendo a região anogenital. Assim como também mantenha o ninho limpo ingerindo as excretas dos filhotes. O comportamento deverá parar quando os filhotes estiverem maiores e já estiverem perambulando pelo espaço.

Comportamento exploratório:

Da mesma forma que bebês humanos passam pelas suas fases de desenvolvimento como a fase oral, no qual buscam provar tudo com a boca. Cãezinhos também irão olhar, farejar, tocar e lamber objetos com o objetivo de explorar e aprender sobre o ambiente. Provar fezes pode fazer parte do desenvolvimento e nesse caso ser um comportamento temporário. Um ambiente sem enriquecimento ambiental, ou seja, sem objetos e brinquedos para que o cão possa explorar aumenta as chances do filhote buscar nas fezes sua única forma de se distrair, podendo intensificar o comportamento.

 Gosto não se discute!

Eu sei é nojento! Mas os cachorros são classificados como carnívoros de oportunidade, alguns preferem classificá-los como onívoros. Na prática isso significa que eles tentam comer qualquer coisa que pareça comida. Isso pode incluir lixo e fezes. E pior podem apreciar o cheiro, textura, e sabor destes “alimentos”. As fezes de gato são especialmente apreciadas pelos cães.

Fome ou cão que passou fome

Má qualidade da ração, alimento não balanceado, alimento com excesso de proteína, alimentação oferecida com menor freqüência, cães com condições de má-absorção, ou mesmo cães resgatados que passaram fome podem sentir a necessidade de buscar nutrientes nas fezes.

Busca de atenção

Se o cão recebe algum tipo de atenção ao ingerir fezes, lembrando que atenção pode ser: olhar, falar, tocar, incluindo broncas. Ele pode repetir o comportamento como forma de obter atenção.

 

 Ansiedade

Um cão ansioso pode buscar várias formas de aliviar a ansiedade desde destruir objetos até a coprofagia.

 

Parasitas

Alguns parasitas de trato intestinal podem causar alteração de apetite e com isso a ingestãode fezes. Vermifugar seu cão a cada 6 meses ou de acordo com a recomendação do veterinário previne a infestação.

Predisposição racial

O comportamento de coprofagia é mais observado em algumas raças.  Entre estas estão: Shitsu, labrador retriever, poodle, bullterrier e pug.  Pode-se existir dificuldades na absorção de nutrientes ou mesmo dificuldade de perceber que já se alimentou o suficiente, problema comum nos labradores.

Medo

Um treino de xixi e cocô com com uso de punições pode levar um caõzinho a tentar esconder suas fezes por medo de levar bronca.

O que fazer?

Considerando a infinidade de causas possíveis, pode ser necessário a avaliação de um profissional. Para todas as causas é necessário investir tempo em exercícios e enriquecimento ambiental para que seu cão tenha distrações e atividades mais interessantes do que explorar as fezes. Além disso é necessário recolher as fezes com freqüência para evitar que o cão tenha acesso. Se o cão aprecia fezes de gato, impeça o acesso mudando a caixa para lugares mais altos ou coloque um portão que o gato consiga passar, mas o cão não.  Dividir a alimentação em mais refeições ajuda cães ansiosos, que passaram fome ou mesmo aqueles que possuem dificuldade de absorção do alimento. Se você acredita que seu cão está usando as fezes para chamar a atenção é necessário rever o processo de educação dele. Mudança na alimentação pode ser a solução para alguns cães.