Como esta a socialização do seu cão?

ddTodas as espécies apresentam uma fase da vida em que passam pela socialização. É a fase em que os animais buscam ativamente o contato com tudo e todos. É nesse momento que o filhote descobre aquilo que é seguro e o que não é, e tiram conclusões que afetarão suas reações por toda a vida adulta, nesta fase o cérebro em formação é moldado de acordo com o ambiente que o animal vive, ou seja, um ambiente empobrecido de estímulos moldará um cérebro que não será capaz de lidar com a abundância destes, presente em outro ambiente.

Os cães passam por essa fase das 3 semanas até os 4 meses, período que coincide com a vacinação. Deixar os cães em casa com pouco estímulo até os quatro meses representa perder a fase mais importante de socialização desses animais e prejuízos permanentes nessa capacidade que é inerente aos cães e tão necessária para o convívio destes em nossa sociedade: a capacidade social. O resultado será desastroso: um cão medroso, receoso, que busca se esconder, evitar ou até mesmo avançar nas pessoas na tentativa de se proteger daquilo que desconhece. Um cãozinho que se mostra receoso aos quatro meses, por socialização insuficiente, provavelmente começara a rosnar por volta dos seis.

Devido aos riscos de expor o animal às doenças virais a socialização deve ser feita com cuidado, ou seja, até que o cão seja liberado pelo medico veterinário  deve ser socializado com pessoas em casa ou mesmo passear no colo, bolsa de transporte e carro. É fundamental que ele receba contato com muitas pessoas diferentes: brancos, negros, jovens, idosos, crianças, bebês, diferentes formas de andar, pessoas correndo, cadeira de roda, diferentes tipos e intensidade de voz. E não se trata de dez ou vinte pessoas, mas sim cem e duzentas.

A socialização com outros cães também é muito importante para a vida destes, pois é a partir dela que eles aprendem o “cachorrês”e tem a oportunidade de se divertir e se entender com seres que falam a mesma “língua” . Essa deve ser feita com mais cautela devido ao risco de contrair doenças, por tanto deve ser feita após a liberação do médico veterinário, porém sem demora. E ai entra o mesmo que com pessoas: cães pequenos, grandes, de diferentes cores, formatos, focinho comprido, curto, etc.

Outra forma de otimizar o desenvolvimento do seu filhote é oferecer-lhe muitas opções de brinquedos, de vários tipos de materiais, cheiros, brinquedos que tragam desafios como pet ball, Kong, entre outros, de forma que estimule seu filhote a resolução de problemas. Enriquecer o animal do seu cão com criatividade além de um melhor desenvolvimento, evita-se cães entediados, frustrados, excessivamente dependentes, com medo de arriscar, comportamentos destrutivos, coprofagia, entre outros comportamentos.

Se seu cão se mostra medroso ou agressivo e já passou pela fase da socialização é possivel melhorar o comportamento com a terapia.

.