Bichos Bagunceiros, o que fazer?

naughty-dog.jpg.838x0_q80

Seu cão ou gato esta fazendo muita bagunça em casa?

O que leva um animal a ter um comportamento mais agitado dentro de casa?

De forma resumida, pode-se dizer que na maioria das vezes o comportamento agitado está relacionado com a falta de conhecimento e atendimento das necessidades dos animais ou até mesmo com o condicionamento inadvertido por parte dos tutores. Não é raro animais passarem 8, 10, até 12 horas sozinhos em ócio, em um ambiente pobre em estímulo. Você consegue imaginar-se tomando o lugar do seu animal hoje?

Como seria passar o dia todo em casa sem absolutamente nada para fazer, sem ocupações, computador, internet, celular, livros e etc? Assim como nós, eles têm a necessidade de se ocupar para manter a manutenção de sua saúde psicológica, inclusive, existem hormônios cuja produção é estimulada pela atividade física, como é o caso da serotonina (hormônio da felicidade e bem estar).

O que pode ser feito para melhorar esse comportamento?

11141136_625505740884388_2916777634992151206_nOferecer a oportunidade de realizar comportamentos espécie específicos, retirando-os do ócio, das rotinas entediantes e de baixo estímulo. O enriquecimento ambiental é um ótimo aliado para esse fim. Essa técnica teve sua prática iniciada em zoológicos e atualmente tem sido incluída na rotina dos animais domésticos. Trata-se de um processo dinâmico que estrutura e modifica os ambientes, fornecendo escolhas comportamentais compatíveis com a espécie. A compreensão das necessidades da espécie se faz importante na prática do enriquecimento.
Os cães possuem a necessidade de roer, caçar, farejar, brincar, correr, interagir com
pessoas e outros cães. Brinquedos resistentes para roer como os mordedores comerciais e também itens como cenoura e coco verde são boas opções. A substituição dos comedouros tradicionais por interativos, que inserem uma atividade lúdica associada à alimentação, e ainda permitem que esses animais utilizem o corpo, focinho e intelecto na resolução de problemas, mantendo a mente ocupada. Pode-se também esconder brinquedos ou petiscos pela casa, a fim de estimular o instinto de farejar e buscar. Outros itens que podem ser interessantes para alguns cães são piscina de bolinha e piscina infantil.

Os gatos possuem necessidade de caçar, esconder-se, escalar, ficar em locaisdownload elevados, arranhar e interagir com plantas. Gatos gostam da quebra de rotina, ou seja, alterar o local do comedouro pode ser uma brincadeira excitante para a espécie, outra opção interessante é oferecer comedouros de diferentes materiais como metal, cerâmica e vidro. Outra opção interessante é oferecer a eles algo que simule a caça, como por exemplo, utilizar como comedouro uma caixa de pizza com furos que permitam a entrada das patas. Caixas de papelão de maneira geral costumam entreter bastante os felinos. Outra sugestão para esses animais é colocar prateleiras em diversas alturas formando paredes de escalada. Arranhadores específicos também são indispensáveis para a espécie, pois na falta destes, o gato irá facilmente buscar uma superfície que lhe permita executar esse comportamento inerente a espécie. As superfícies que são freqüentemente escolhidas por esses animais são: sofá, cama e tapetes. Outras sugestões: Bolinhas de papel, fiozinhos e até mesmo pinhão assado podem ser excelentes brinquedos para esses animais.

Para enriquecer o ambiente é necessário conhecer as preferências do seu animal, considerar a segurança do mesmo e ser criativo.

Como os florais podem ajudar a solucionar alguns comportamentos de agitação e ansiedade?

Os florais de Bach são remédios energéticos, considerando que toda a matéria é composta de energia que vibra em diferentes freqüências, o objetivo do floral é utilizar a energia de flores especificas para auxiliar no reequilíbrio da energia vibratória do animal. Quando bem escolhidas as essências, o animal mostra alterações positivas de comportamento, como diminuição da ansiedade, melhora da qualidade do sono, autoconfiança, etc. Da mesma forma que os remédios ansiolíticos, os florais são ótimo aliados quando usados em conjunto com a terapia comportamental

Quais atividades podem ajudar a acalmar o animal?

Para cães, caminhada diárias, corridas, brincadeiras com outros animais da espécie em parques ou creches para cães, enriquecimento ambiental e adestramento. O adestramento com reforço positivo auxilia o campo no autocontrole, diminui o ócio, melhora a comunicação entre tutor e cão, entre outros.
Para gatos, o enriquecimento ambiental é a principal ferramenta contra o ócio.

O comportamento do dono pode influenciar no comportamento do animal?funny-cat-cassette-tape-mess

Atualmente, vivemos uma rotina na qual não é raro nos sentirmos solitários e carentes. Os animais nos dão afeto sem pedir nada em troca e com freqüência esse afeto é medido erroneamente através da intensidade da euforia demonstrada nas interações, de forma que os humanos se sentem amados na medida em que seus animais se mostram ansiosos, eufóricos e descontrolados emocionalmente, reforçando tais comportamentos com afeto e atenção, incentivando-os a não terem controle das emoções. A soma desse comportamento humano com a falta de atendimento das necessidades dos animais acaba refletindo em animais agitados. Depende dos tutores oferecer a seus animais um ambiente rico e uma interação saudável, estimulando a independência, a tranqüilidade e a calma dos seus animais.