Qual a diferença entre essas duas fotos acima? Você acha que um dos cães é engraçadinho e o outro assustador? Se reparar bem, ambos estão demonstrando exatamente a mesma postura, o que significa que ambos estão sentindo a mesma coisa, porém é comum serem vistos com olhos diferentes pelas pessoas. Sabia que ocorrem mais ataques a pessoas vindo de cães pequenos?
O que é agressividade?
Trata-se de um comportamento que tem o objetivo de comunicar a outro indíviduo um desconforto diante da presença ou atitude dele. Esse comportamento ocorre em todas as espécies, incluindo os humanos e trata-se de um instinto de auto preservação. Ou seja, não é um traço de personalidade, mas um comportamento que geralmente associado a medo, visa afastar o indíviduo que desencadeou a insegurança.
As vezes notamos que alguns cães apresentam com maior freqüência sinais de agressividade e logo os rotulamos como agressivos, mas por quê razão esse animal se comporta dessa maneira? As principais causas são: má socialização (especialmente na infância), uso de treinamentos aversivos (com uso de punições físicas ou emocionais), medo, frustração, ansiedade, mal entendido e por reforço inadvertido.
Para evitar episódios de ataques agressivos é necessário ter conhecimento da linguagem corporal canina para identificar quando o cão esta desconfortável, e então dar a eles o espaço necessário. É comum um cão mostrar sinais de desconforto e por falta de conhecimento não serem percebidos pelo humano. O cão ataca porque sua tolerância chegou ao limite ou porque ele esta sentindo a necessidade de ser mais “claro”, já que não esta conseguindo seu objetivo com rosnado ele escalona para mordida. É como se alguém fizesse algo que você não gosta, você falasse para ela parar, mas ela continuasse a fazer, você vai ser agressivo quando não puder tolerar mais.
Conheça alguns sinais que indicam stress ou medo e que ao serem observados deve-se dar espaço ao cão:
- Cauda alta, tensa, abanando devagar ou não
- Cauda entre pernas
- Arreganhar os dentes
- Rosnar
- Orelha pra frente esticada
- Orelha para trás colada na cabeça
- Virar a cabeça ou o corpo de costas para você
- Lamber lábios
- Afastar-se
- Animal curvado
- Avançar em direção
Jamais ria ou provoque um cão que esta mostrando esses sinais independente do porte do animal, pois isso afeta sua auto confiança prejudicando seu bem estar, além de favorecer risco de ataques. As crianças costumam ser as mais afetadas.
Se um cão apresenta com freqüência esses sinais ou mesmo já mostrou comportamento agressivo é recomendado que o mesmo faça terapia para que seja trabalhada a causa do comportamento, ou seja, o sentimento que esta por trás da agressividade.