Xixi e coco fora do lugar desejado é a principal queixa dos tutores de caninos. A maioria dos tutores já seguiu diversas receitas sem sucesso. A insegurança e falta de conhecimento faz várias técnicas serem misturadas e o resultado é um cão confuso e a intensificação do problema.
Onde começa o problema?
A natureza é incrivel e possui grandes áreas que absorvem matéria orgânica a a transformam em nutrientes para plantas. Quando colocamos pets dentro de área construidas esperamos que eles utilizam uma pequena área feita de polímeros, TNT e demais nomes estranhos. Não há nada no processo de evolução dos cães que torne intuitivo essa prática, porém eles podem ser treinados com calma e paciência.
Punição atrapalha e muito!
Uma estratégia frequentemente utilizada, na qual, o tutor esfrega o nariz do cãozinho em suas excreções e dá uma bronca causa confusão, perda de confiança e a destruiçao de uma relação saudável, como qualquer processo punitivo. O cão não consegue relacionar a ação passada com a bronca. Confusos os cães podem começar a ingerir as próprias fezes ou passar a urinar em local escondido. A punição não é recomendada pela ciência, pois há técnicas mais efetivas e que não tem risco de traumas.
Nem tudo é treino
“Banheiro” sujo ou mal localizado, problemas clínicos, demarcação, distúrbios de comportamento como SAS *1 (síndrome de ansiedade de separação) e DCC (disfunção cognitiva canina ou ansiedade podem se manifestar através de miccão e defecação erráticas.
A solução:
O treino demanda perseverança e paciência. Deve começar cedo, assim que o cão chega em casa, mas pode ser feito em outras fases da vida. O controle efetivo da micção acontece por volta dos quatro meses e devido a isso a porcentagem de acertos acontece de forma progressiva. Ou seja, o cão não vai acertar o local de um dia para o outro. Da mesma forma que um bebê não sai das fraldas repentinamente.
O processo de treino deve ser usando reforço positivo. Recompensando os xixis e cocôs certos, prevendo e evitando “erros”. Dar atenção a comportamentos incorretos através de broncas pode trazer efeito contrário*2. A limpeza de possiveis incidentes também deve ser feitas adequadamente com produtos enzimaticos.
Se seu cãozinho apresenta micção e defecação erráticas, independente da idade, pode ser resolvido. Se não souber como começar, marque uma consulta comportamental.