1- Treine-o por muitos meses: treino de guia, pois antes de andar sem guia um cão deve andar bem com. Treine também chamar pelo nome, foco, auto controle e dessensibilização de todos os possíveis estímulos que podem ocorrer na rua.
2- Feche as ruas para garantir que não haja tráfego de veículos. Por mais que você treine, ele pode ser perseguido por outro animal ou ser atingido por um grande instinto de caça e perseguir algo atravessando a rua.
3- Verifique o perímetro para ver se há cães soltos na rua. Se tiver retire todos, pois não há como saber se serão amigáveis com o seu, só Deus sabe pelo que esses pobres animais já passaram para sobreviver.
4- Não se esqueça de procurar e retirar todos os gatos da região, alguns cães possuem um instinto muito forte e acabam por persegui-los. Seja ardiloso, gatos são ótimos para se esconder.
5- Informe a todos para não passearem com seus cães nesse momento, afinal, existem cães que são reativos ou agressivos e se seu cão se aproximar podem avançar.
6- Não permita que ninguém solte fogos de artificio no momento do passeio, pois alguns cães podem se assustar e entrar no modo luta ou fuga e sair correndo em disparada.
7- Passeio sem guia na rua nunca será seguro! O fato de estar funcionando com alguém hoje, na maior parte das vezes, é pura sorte. Sem guia somente em locais controlados e fechados. Fora isso somente com guia!