6 motivos para NÃO punir seu cão!

Köpeğinizi-Cezalandırmayın

1- Porque desconstrói uma relação de confiança

Gritar, bater, usar sprays na cara ou fazer sons assustadores é fazer uso de ameaças, ou seja, é conquistar a obediência através do medo, estabelecendo assim uma relação de desconfiança. O cão passa a ter medo dos tutores e diante disso, dependendo da personalidade, pode ficar traumatizado, ou então aprender a desobedecer na ausência de pessoas, também pode ocorrer da punição estimular o comportamento, ou então causar comportamento agressivo.

2- Pode ensinar a desobedecer na ausência de pessoas

Se você já foi criança e adolescente um dia, certamente sabe disso. Se você quer fazer algo que os pais discordam, você rapidamente faz um cálculo avaliando sua vontade de fazer, com o risco de ser pego e as consequências se for pego. Então toma-se a decisão. Os cães são capazes de realizar essa avaliação e logo aprendem a fazer aquilo que desejam longe dos tutores.

3- Pode prejudicar a autoconfiança

Os cães são animais inteligentes e curiosos que possuem ideias próprias e interagem com o mundo que vivem a sua própria maneira, tais como crianças. Cão que nunca apronta é preocupante. O uso de punições podem levar um animalzinho a ter medo de ousar e inventar. Limitando seu comportamento a rotinas tediosas e tristes.

4- Pode causar comportamento agressivo

Da mesma forma que nós humanos, cada cão tem uma forma diferente de lidar com o medo, alguns tendem a se encolher, outros fugir e para alguns reagir com agressividade é a melhor forma para lidar com ameaças. Esses cães não estao tentando mandar em você, nem ser líder de nada, eles apenas estão reagindo ao seu comportamento que do ponto de vista dele é agressivo.

5- Pode estimular o comportamento indesejado

Ao contrário do que se pensa, cães não sabem o que é certo ou errado, eles apenas avaliam o resultado de suas ações e decidem repetir ou não determinado comportamento baseado nessa avaliação. Cães mais autoconfiantes ou mais carentes podem repetir comportamentos que causem punição porque do ponto de vista deles qualquer interação com seu tutor é considerada boa, mesmo que broncas ou tapas. Dessa forma o comportamento poderá acontecer com mais frequencia.

6- Pode causar ansiedade

Por desconhecer o certo e errado, alguns cães por medo de serem punidos podem ter crise de ansiedade e por esse motivo realizar comportamentos como lambedura psicogênica, micção e defecação em locais errados e até mesmo comportamento destrutivo. Dessa forma a punição também pode causar aumento do comportamento indesejado.